A coluna de hoje começa com uma pergunta bem fácil... Que clube nordestino é 43 vezes campeão estadual, sendo que o mesmo já conquistou um Brasileirão e uma Taça Brasil, derrotou o Santos de Pelé e é bi-campeão do Nordeste e tetra Norte-Nordeste? Como diria o hino do próprio clube, Bahia, Bahia, Bahia!
.
Com uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do país, atualmente, o Esporte Clube Bahia tenta se reerguer no cenário do futebol nacional. Depois da conquista do título brasileiro de 1988 (as finais foram realizadas em fevereiro de 1989), o grande Bahia se tornou um mero figurante na elite do futebol brasileiro, e acabou entrando em um terrível estado de decadência. Vamos ao diagnóstico do “paciente”: em 1993, o time não foi rebaixado para a Série B do Brasileirão, graças a uma virada de mesa protagonizada pela desorganização da CBF. Em 1997, depois de anos lutando para não cair, o Bahia termina o torneio em 23º lugar, e cai para a Série B.
.
Em 1998, o time por muito pouco não cai para a Série C. Já em 1999, o Bahia precisa que a CBF interfira no regulamento do campeonato (que previa que só os dois primeiros conseguiriam o acesso) para subir para a Série A. Detalhe: o Bahia terminou o campeonato em 3º lugar. Depois de mais dois anos lutando para não cair, em 2003, o Bahia volta para a Série B. Em 2005, o time cai para a Série C. E quando consegue voltar para a Série B em 2007, logo no jogo que determina o acesso do Bahia, acontece a maior tragédia do futebol brasileiro: um setor da arquibancada cede, e sete pessoas acabam morrendo.
.
Agora lhe pergunto: é tempo de comemorar os 20 anos da conquista ou lamentar os 20 anos de tristeza? Acredito que não seja tempo nem de uma coisa, nem de outra. E sim, é tempo do Esporte Clube Bahia escolher uma diretoria com pessoas minimamente capazes de gerar desenvolvimento num clube de futebol profissional, ainda mais de um do tamanho do tricolor baiano.
.
Mas, infelizmente, penso que dificilmente isso vai acontecer. Trago como exemplo o fato do Bahia ter em sua diretoria um ex-presidente do Vitória (seu maior rival), que há algumas semanas foi expulso do conselho deliberativo do Leão de Salvador. É uma piada, não é? Problemas a parte, o Bahia vai bem no campeonato baiano e disputa ponto a ponto o título com o Vitória. Na Copa do Brasil, vai enfrentar agora o Coritiba no dia 8 de abril. Um mês depois, estréia na Série B contra o Paraná.E você, acredita na volta por cima do Bahia? O Bahia voltará a estar entre os grandes do futebol brasileiro?
* Coluna publicada no Jornal Cinform, de Sergipe, no dia 30 de março de 2009.
11 comentários:
Comemorar! Qual time não grande não teve um longo jejum? Grande abraço!
Lamentar! Do jeito que as coisas estão, o time não tem perspectivas para o futuro próximo!
Grande Duca Reis!
Vim aqui agradecer ao beijo "gostoso" que você me mandou no porgrama passado. Own muito obrigada!
Fãs do Duca não me batam!
Ah! Sobre o comentário do Felipe que não tinha "condições" para se mudar no meu prédio, ai ai! Queria eu poder ter todo esse "cacife". kkk
B-jus à toda equipe do Nordeste FC.
Fico em cima do muro. É tempo de comemorar uma conquista tão grandiosa e também de lamentar os últimos 20 anos do Bahia...
Com certeza lamentar. O fato de outros times grandes terem sofrido jejum não tornam esses 20 anos gloriosos. Todo grande clube tme sua grande má fase, espero que esta seja a última do Bahia.
Com certeza lamentar! Volta a viver Bahia! vooooolta!
Sou baiano, mas moro em SP há 6 anos. Parabéns pelo programa. Estou ouvindo todos os sábados!
Lamentar. Salvem o BAHIA deste poço sem fim!
Duca, sou um crítico dos times do nordeste e você sabe disso. Na verdade critico não só os times do nordeste, mas aqueles desorganizados, incompetentes e sem projeção, independendente da região geográfica. Os próprios estaduais mostram isso. Em São Paulo, pra variar, um dos quatro grandes vai ser campeão...
Carlão e que vitória foi aquela do Palmeiras ontem!!! O Sport sentiu o golpe. Será que terá forças pra reagir no Palestra agora????
Acessa o blog lá
www.blogdobaqueta.blogspot.com
abraços
Lamentar! Chega de miséria no Bahia! Queremos bons jogadores!
Lamentar! O Bahia está morto!
Saudações rubro-negras ao Nordeste futebol clube...
Postar um comentário