segunda-feira, 16 de março de 2009

Santa Cruz: rumo à elite do futebol brasileiro?

Passados seis meses do rebaixamento do Santa Cruz-PE para a Série D do Campeonato Brasileiro, a torcida Coral se pergunta o que foi feito de positivo para a reconstrução deste, que é um dos clubes mais tradicionais do país, que já foi 24 vezes campeão pernambucano e que já protagonizou em seu estádio, o Arruda, momentos inesquecíveis para o futebol brasileiro.

A preocupação é totalmente compreensível, até porque qual o time que você conhece que já foi rebaixado em três anos consecutivos? Só o Santa Cruz. Em 2006, vimos um clube que chegou à Série A prometendo a manutenção da equipe na elite do futebol nacional; mas o que vimos foi o time pernambucano ficar em último lugar e ser rebaixado para a Série B.

Em 2007, quando se imaginava uma reestruturação total no clube, os mesmos erros aconteceram, e o time caiu para a Série C. Na edição de 2008 do Brasileiro, o rebaixamento dificilmente aconteceria, pois o “Santa” só precisava ficar entre os vinte melhores do campeonato. Acredite! Nem isso aconteceu. Resultado: Santa Cruz na Série D do Brasileiro de 2009.

No início deste ano foram anunciadas mudanças drásticas no clube. Primeiro, foi confirmada a contratação do técnico Márcio Bittencourt, aquele mesmo que comandou Tevez e companhia limitada em quase toda a campanha do título nacional do Corinthians em 2005. Com um técnico de renome nacional, chegaram jogadores experientes para se juntar aos garotos da categoria de base do clube.

Entre os principais reforços, chegaram o goleiro André Zuba (ex-Palmeiras); os zagueiros Sandro (ex-Botafogo) e Thiago Matias (ex- Palmeiras); o laterais Marcos Tamandaré (ex-Corinthians) e Adílson (ex-Bahia); os meio-campistas Bilica (ex-Ponte Preta) e Alexandre Oliveira (ex-Portuguesa); e o imortal centro-avante Marcelo Ramos (ex-Cruzeiro).

Mesmo com a recente e surpreendente eliminação na Copa do Brasil para o Americano-RJ, não se pode negar que a diretoria vem fazendo um bom trabalho em 2009. O time está competitivo no Campeonato Pernambucano e vem formando um grupo forte para conseguir o acesso a Serie C. E este, torcedor Coral, é o grande objetivo deste ano. No mais, só resta jogar bola e rezar para que todos os santos ajudem o “Santa” a voltar à elite do futebol nacional.

* coluna publicada no Jornal Cinform no dia 16 de março de 2009.

8 comentários:

Anônimo disse...

É o meu sonho!

Anônimo disse...

Eu não acredito. O Santa não sobe com esse treinador! Não gosto dele!

Anônimo disse...

Concordo que o trabalho da diretoria está sendo bem feito! Essa eliminação na Copa do Brasil foi um tropeço que acontece...

Anônimo disse...

O Santa Cruz vai subir para a série D em 2012!

Anônimo disse...

Acredito que está longe disto acontecer! Uns 5 anos no mínimo!

Anônimo disse...

Acredito que se firmará como time de Série B!

Anônimo disse...

Continuem assim! Muito bom o programa! E quanto ao Santa Cruz, concordo que vai virar time de Série B!

Anônimo disse...

Santa Cruz na série A de novo??? Isso nunca mais vai acontecer, essae time é time de ficar na serie D mesmo... Isso que ele merece... E se tiver série E, ele tambem vai desde mais ainda... Timinho...kkkkk