Mais uma vez, o bombeiro, ou melhor, o técnico Émerson Leão é chamado para apagar uma crise num time do futebol brasileiro: o Sport. Foi assim em grandes equipes como Palmeiras e Corinthians, quanto em todas as vezes que foi chamado, foi eficiente em acabar com a crise e os tirou de situação de rebaixamento. Então eis que surge a questão: uma boa contratação?
De fato, Leão nunca decepcionou enquanto treinador do Sport. Afinal, quando encerrou sua carreira de goleiro, começou a carreira de técnico no próprio rubro-negro, em 1987, comandando o time na campanha do título brasileiro daquele ano, e na Taça Libertadores (primeira participação), em 1988. Em 2000, Leão voltou ao Sport e conquistou o Campeonato Pernambucano e o 5º lugar da Copa João Havelange (nome do campeonato brasileiro daquele ano).
Em contrapartida, vale destacar que ficou mais do que provado, que em todas essas mesmas vezes que chegou e acabou a crise em grandes clubes do futebol nacional, a seqüência de trabalho de Leão não foi boa. Tanto que em mesas redondas e em blogs dos maiores comentaristas do país, ele sempre foi visto como um verdadeiro bombeiro. Ou seja, se possível, contrata ele, acaba-se com a crise, e depois troca por outro técnico.
É, sem dúvida alguma, um verdadeiro tratamento de choque o que Émerson Leão consegue fazer em seus comandados. Já em seu primeiro treinamento, enquanto treinador do Sport, sacou o zagueiro Igor, que há dois anos era titular, e mudou o esquema tático do time pernambucano para o 4-4-2. Além disso, o novo técnico já pediu reforços para a meia e para volante, já que Paulo Baier foi negociado com o Atlético-PR e que Daniel Paulista está fora dos gramados por seis meses, depois de ter sofrido lesão nos ligamentos do joelho.
Pois é! E o que era para ser o “ano dourado” do Sport, acabou em um incêndio sem proporções. Mesmo com o tetra-campeonato invicto do Pernambucão e a melhor participação do clube na Taça Libertadores, a doída eliminação frente ao Palmeiras do incrível Marcos, deixou marcas profundas no Leão da Ilha. Porém, acredito que a diretoria do Sport acertou em cheio em trazer Émerson Leão, afinal, para acabar toda essa confusão deixada pelo ex-técnico Nelsinho Batista, só um bombeiro como Leão.
12 comentários:
Dá-lhe bombeiro!!!
Não gosto dele como técnico, nem como pessoa. Só como goleiro. Foi um grande goleiro!
Como todos viram domingo, Leão já chacoalhou o grupo! O time fez uma virada maravilhosa em cima do Flamengo, depois de estar perdendo por dois a zero.
Acredito que o Sport, com Leão, fica entres os dez melhores do brasileirão.
Valeu galera!
Moro na região de Santo Amaro e ouvi as duas últimas transmissões da Gazeta. Estou gostando bastante do programa e tenho uma pergunta: Quem é o melhor atacante do Sport? Este Ciro é realmente isso tudo que falam?
O Leão só sabe rugir. Mas treinar time que é bom, nada!
Uma questão: quem foi mais burro... Nelsinho, em não ter ido para o Grêmio, ou o Sport em ter contratado Leão?
Como diz o Sergipe aí no programa, é brincadeira!
Sou pernambucano e não acredito no Leão. Não o time, mas o técnico. Tomara que não brigue para não cair!
Acredito que o Sport vai brigar pelo G-4 e vocês?
As transmissões estão muito boas. Sou Sport, mas torço pelo futebol nordestino. Fumagali é do nível de Paulo Baier?
Não só vai apagar o fogo como vai levar o Sport para a Libertadores!
Muito bom esse programa!!!
Vi essa semana o Wéldon sendo entrevistado num programa de televisão, e ele falava de sua carreira. Vocês consideram um bom jogador?
Acho ele fraco!
O Leão foi pra Recife receber os milhões que o Sport deve. Vai pegar o dinheiro e cair fora!
Não gostei!
Sport G4!
Revelação do brasileirão: Ciro.
Esse ano ele estoura!!!
Postar um comentário